Até o momento, temos 10.580 vias cadastradas em 1.846 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.902 vias Tradicional Clássica, 4.848 vias Esportiva, 659 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 18 vias Tradicional Esportiva.
Descrição: A clássica Chaminé dos Estudantes, conquista da década de 60. Escalada típica das Agulhas Negras com predominância de técnicas de chaminés, larga, estreita e média. Outra característica, tem um certo grau de exposição em alguns trechos.
A escalada inicia-se em conjunto com a Via Bira, tendo como ponto comum, o grande corte em diagonal amarelo-laranja visto da trilha desde a base da montanha. É uma sequência de trepa-pedras com alguns lances em aderências. Após esse trecho, chega-se em uma matinha, onde a direita inicia-se a sequência das chaminés da via e onde ao final delas está a pedra furada ou pedra do pedrador. Siga nesse corredor e ao final dele, virar para esquerda e tomar a trilha que acessa o Cume Sul, onde fica o livro de registro. De lá é possível visualizar os cumes do Itatiaiaçu e Agulhas Negras. Atravessar o labirinto de pedras, com lances expostos e chegar na pedra do Dinossauro e então poder acessar os cumes.
A Chaminé dos Estudantes tem 500 metros de extensão, sendo dividida em 3 partes:
A primeira parte é em conjunto com a via Bira (aprox. 150 mts).
A segunda parte é a sequência de chaminés e corredor (aprox. 200 mts).
A terceira parte é do Cume Sul até os Cumes do Cruzeiro e Açu, setor Labirinto (aprox. 150 mts).
É uma escalada tradicional padrão Itatiaia.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários